O abastecimento do veículo é um tema que nem sempre agrada aos proprietários de carros, pois trata-se de uma despesa recorrente e uma das mais onerosas. Por isso, é essencial tornar essa tarefa incômoda – o abastecimento – o mais econômico e eficiente possível, visando poupar uma quantia significativa de dinheiro a longo prazo.

Abasteça com Regularidade

Muitas pessoas adotam a prática de usar toda a gasolina do carro e só abastecer novamente quando o combustível chega na reserva. Essa prática não é recomendada, pois, além de correr o risco de ficar sem gasolina em situações imprevistas, como um congestionamento ou uma viagem longa, a "pane seca" é considerada uma infração média, passível de multa e remoção do veículo.

Além disso, andar com o carro na reserva pode causar problemas mecânicos devido à baixa quantidade de combustível. Portanto, evite utilizar o carro com combustível na reserva. Adote a prática de abastecer sempre que o tanque estiver abaixo da metade. Isso evita contratempos e representa um melhor aproveitamento do combustível, resultando em economia.

Encha o Tanque com Cuidado

Preste atenção no abastecimento que o frentista está fazendo em seu carro. Alguns frentistas forçam a bomba de combustível para arredondar o valor, o que pode danificar o cânister, o filtro que controla a emissão de poluentes. Quando danificado, o consumo de combustível aumenta, assim como a emissão de poluentes.

A bomba geralmente trava automaticamente quando o tanque atinge a capacidade máxima. Ao abastecer, informe sempre ao frentista que ele deve parar nesse ponto.

Frequente Postos de Confiança

Abasteça em postos tradicionais, organizados, limpos e que ofereçam uma ampla variedade de serviços. Prefira estabelecimentos com equipe de funcionários qualificada e onde o controle do combustível é rigoroso, como em grandes franquias. Isso reduz o risco de abastecer com gasolina ou etanol adulterados.

Se seu carro se deu bem com o combustível de um determinado posto, tente sempre abastecer nesse mesmo local, onde a qualidade já foi atestada por você. Fique atento a postos que cobram valores muito abaixo da média, pois geralmente oferecem combustível de baixa qualidade e rendimento inferior.

Procure por selos de qualidade do combustível e certificados emitidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ou pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Gostou do conteúdo? Acesso o blog oficial da Saga Toyota para ficar por dentro de todo o universo automotivo e receber dicas úteis para o dia a dia.

Interessado em adquirir um Toyota? Acesse a Saga Toyota oficial e escolha o modelo que mais combina com você.